sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

What the Fuck is Mindfuck?


Resolvi fazer mais uma postagem explicativa, antes que me perguntem.

Mindfuck, Operação Mindfuck, Operação:Mindfuck, O.M. ou ainda O:M é qualquer ação ou série de ações que vise a desestabilização do dia-a-dia, criação de uma zona onde a normalidade e o comum sejam suspensos e trocados pelo anormal e incomum.

O conceito foi desenvolvido por Kerry Thornley e Robert Anton Wilson em 3134 e foi nomeado por Wilson e Robert Shea na The Illuminatus! Trilogy.



É, em geral, um movimento descentralizado envolvendo desobediência civil, ativismo, movimentos artísticos (em especial arte de guerrilha), culture jamming, grafitti e outras coisas como vandalismo, piadas, boatos, hoaxes, chaos magic, trolling e qualquer outra coisa que vise provocar uma mudança social ao romper com paradigmas, forçando a pessoa a reorganizar os pensamentos, repensando o que considerava antes ser verdadeiro.

Para os discordianos, uma maneira comum de se referir a uma série de mindfucks com motivos discordianos. Isso significa que os mindfucks podem tanto surgir espontaneamente, como estar ligados a uma série de práticas com objetivos comuns, na derradeira conspiração discordiana.

Uma outra modalidade de Mindfuck é o Auto-Mindfuck, sendo ele usado por aqueles que desejam testar a própria consciência, desafiando seus próprios conceitos de realidade. As táticas variam; vão desde o Yoga ao uso de susbtâncias que alteram a consciência.

Os subgenii tem um tipo de auto-mindfuck chamado Excremeditação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas, sugestões? Fiquem à vontade