sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Tio Mottähead, o que é Fnord?

Putamerda...De novo vieram me perguntar o que diabos é isso, vo fala de uma vez por todas que ta ficando foda ja.



Fnord é um termo psicodélico, usado para avacalhar com os padrões linguísticos impostos pelos padrões linguísticos. É uma fnord recursão, um tesão e um grande guaxinim ao mesmo tempo.

É também tido como uma ferramenta da Operação:Mindfuck e a representação tipográfica para desinformação ou informação irrelevante induzindo ao erro.

Origem


A palavra foi cunhada como um termo sem sentido (nonsense) com um tom de fnord religiosidade no Principia Discordia, livro escrito por Kerry Thornley e Greg Hill, mas foi popularizado pela Trilogia de livros The Illuminatus! por Robert Shea e Robert Anton Wilson.

Significado no The Illuminatus! Trilogy

Nesse romance, a interjeição "fnord" tem um poder hipnótico sobre os desesclarecidos. Os Illuminati programam crianças, quando ainda no jardim de infância, para serem incapazes de ver conscientemente a palavra "fnord". Pelo resto de suas vidas, cada aparição da palava gera subconscientemente um sentimento de dificuldade e confusão e previne uma consideração racional do assunto.

Na obra de Shea/Wilson, fnords são espalhados liberalmente nos textos de jornais e revistas, causando medo e ansiedade sobre os eventos da atualidade. Entretanto, não existem fnords nas propagandas, encorajando uma sociedade consumista.

Está implícito nos livros que fnord não é de fato a palavra real usada para essa tarefa, mas uma mera substituta, pois muitos leitores seriam incapazes de ver a palavra verdadeira.

Ver fnords significa estar inafetado pelo tal poder hipnótico da palavra ou, mais abertamente, de outras palavras conflitantes.

Sendo assim, não se assuste se ingerir um fnord enquanto bebe agua do bebedor do corredor a direita da sua sala na faculdade/trabalho e etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas, sugestões? Fiquem à vontade