sábado, 20 de março de 2010

Frase Discordiana do Dia

"E, portanto, a Lei foi formulada: Imposição da Ordem igual a crescimento da Desordem!"
S.L.V.; O Evangelho Segundo Fred, 1:6

Cães de Pavlov .VS. Gatos de Schrödinger: Circuitos

Retomando, sobre o sistema ligado aos Cães de Pavlov e os Gatos de Schrödinger. Eu não coloquei mais uma caracteristica que ajuda a mapear um Cão e um Gato, mapeamento esse que pode ajudar pessoas a entenderem as definições de ambos como também como proceder com cada um. Os circuitos.

Lembrando que essa classificação foi retirada do livro Cyberxamanismo, que disponibilizei para download no post Cães de Pavlov .VS. Gatos de Schrödinger.

Esse livro coloca duas facções de pessoas umas contra as outras [a colocação é perfeita: o livro coloca; a validade filosófica disto é amplamente discutível]: Os Cães de Pavlov, que aprendem as coisas por condicionamento, e consideram-no uma instituição irrevogável, e os Gatos de Schrödinger, que aprendem por impressão, e dessa forma alargam as fronteiras da realidade.

Os Cães de Pavlov são um tipo de pessoa infinitamente fiel aos seus "donos". São atrapalhados e moralistas, mas por vezes se tornam irritadiços e perigosos. Respondem bem a ordens, e sentem-se desorientados sem elas, precisam da mão carinhosa tanto quando da mão de ferro, para sentirem-se seguros.

Os Gatos de Schrödinger são individualistas, até amorais. São elegantes e criativos, e sempre estão por cima nas situações de perigo, mesmo quando são os perseguidos. Não ouvem a ordens, e consideram quem as ouve nulidade. Cativam a quem desejam: não existe insegurança.

Os Cães de Pavlov respondem aos estímulos mamíferos do filhote que precisa de segurança, os Gatos de Schrödinger respondem aos estímulos de exploração. Os Gatos de Schrödinger acatam a causalidade quântica e sentem êxtase nela, os Cães de Pavlov se lamentam quando quebram uma xícara.

Timothy Leary dividiu a mente humana em 8 compartimentos, Robert Anton Wilson aplicou a metáfora dos Cães de Pavlov aos quatro primeiros circuitos, e a dos Gatos de Schrödinger aos quatro últimos.

Os circuitos se distribuem da seguinte forma:

I. O circuito físico - Nele o homem aprende a se aproximar do alimento e da segurança e evitar o perigo. Todos os animais vertebrados desenvolvem essa reação. Também chamado de "circuito da sobrevivência".

II. O circuito emocional - Nesse circuito o homem aprende a agir como animal político, com exigências territoriais. Todos os mamíferos desenvolvem esse circuito.

III. O circuito simbólico - Aqui o homem se confronta com símbolos para expressar o que quer e a habilidade de manufatura de ferramentas. Apenas os seres humanos desenvolveram bem esse circuito.

IV. O circuito social - Aqui o homem entra no âmbito de sua cultura e da transmissão desta, além de um código moral específico e inclusive etiqueta e normas tácitas de convívio. Apenas o homem civilizado desenvolveu completamente esse circuito.

V. O circuito hedônico - O homem encontra o prazer na vida. Apenas poucos indivíduos no passado chegaram a esse circuito, e eram mantidos as custas do trabalho braçal de muitos outros. Os artistas dominam esse circuito. Também chamado "consciência fisiológica".

VI. O circuito psíquico - Aqui o homem consegue alterar sua programação básica e reescrever os padrões a ele impostos pelos circuitos inferiores, as programações mamíferas, tribais, intelectuais ou sociais. Poucas pessoas dominaram esse circuito, e poderiam ser chamados de xamãs no sentido específico. Também chamado "consciência neurológica".

VII. O circuito mítico - Nesse ponto o homem passa a controlar seu papel na evolução como um todo. As pessoas que chegaram nesse circuito são geralmente chamadas "Santos". Também chamado de "consciência DNA".

VIII. O circuito espiritual - Aqui se diz existir uma "consciência quântica" da realidade. Apenas algumas pessoas dizem ter tido experiências de oitavo circuito. A Iluminação dos sistemas orientais se refere a este circuito.

Os circuitos estão absurdamente resumidos aqui, se quiser ler sobre eles com profundidade baixe o livro. Ter os circuitos em mente será importante para entender o meu próximo post, dirigido a pessoas em específico, ou não. Fnord.

2012 Fim ou Recomeço?


De acordo com o calendário maia, o mundo acabaria em 2012, é o que muitos andam dizendo por ai...Mas na verdade se estudarmos o assunto mais afundo descobriremos que 2012 é apenas o fim de outro "ciclo".
Logicamente qualquer pessoa minimamente informada sabe dos acontecimentos recentes mundo afora, aquecimento global, mudanças climáticas extremas, terremotos, tsunamis, show do calypso...Talvez devamos ficar tranquilos, para saber de fato teremos que esperar, e viver até lá.

"A cada 26.000 anos o sol se alinha com o centro da Via Láctea. Ao mesmo tempo ocorre outro raro fenômeno astrológico, uma mudança do eixo da terra em relação a esfera celeste. O fenômeno se chama Precessão. A data exata disto tudo é 21 de dezembro de 2012. "A Terra oscila lentamente sobre seu eixo mudando nossa orientação angular em relação a galáxia. Uma precessão completa leva 26.000 anos." diz John Major Jenkins.

Mas o que de fato acontecerá na fatídica data de 21 de dezembro de 2012? Para muitos será o dia da aniquilação da raça humana devido a uma inversão nos pólos terrestres. Como isso seria possível? Devido a distúrbios nos campos magnéticos do Sol que, gerando colossais tomentas solares, afetarão a polaridade de todo o nosso planeta. Resultado: o campo magnético terrestre se inverterá imediatamente, com conseqüências catastróficas para a humanidade. Violentos terremotos demolirão todos os edifícios, alimentando tsunamis colossais e atividade vulcânica intensa. Na verdade, a crosta terrestre deslizará, arremessando continentes a milhares de quilômetros de sua localização atual." (fonte: http://porque2012.com/porque2012.html )

Apenas um trecho que tenta explicar fisicamente o que pode acontecer, particularmente, vejo 2012 como um ano de mudança, o fim de um ciclo com toda certeza, e o começo de outro melhor.

Provavelmente ocorrerão acontecimentos extremos e mudanças drásticas, sendo essas as ferramentas da evolução, deixo aqui uma despedida formal caso o mundo acabe mesmo.

Reflita, comente, viva alegremente !

quinta-feira, 18 de março de 2010

ATÉ ONDE VOCÊ VAI?


Aproveitando o embalo já que o Mtt resolveu falar sobre "amor" e como ele cutucou a parte mais... como podemos chamar... racional? Bom, que seja, não vou falar sobre tudo que liga o amor, porque na minha opinião, amor na verdade é tudo... um dia eu explico direito. Hoje vou falar sobre o "Amor Infinito", que alguns preferem chamar de "Amor Verdadeiro", mas... eu acredito que não seja a mesma coisa.

Primeiramente, devo dizer que nunca ví nem ouvi sobre algum caso que tenha acontecido de verdade de amor infinito, talvez porque... ninguém seja capaz de confiar infinitamente em outra pessoa. Então, não fique chateado(a) caso nunca tenha acontecido com você, afinal, esse conceito mais do que raro... podemos dizer que ele é inexistente (pelo menos por enquanto).
Agora vamos começar...
O amor infinito não tem nada de complexo, é exatamente o que o nome diz, mas digamos que... vai um pouco além do que a sanidade humana pode acreditar.
Pense numa pessoa que você ama muito e me responda: Você iria até o outro lado do mundo por essa pessoa? Você seria capaz de fazer um jantar completo para ela? Você seria capaz de pegar uma cerveja na geladeira pra essa pessoa enquanto ela está sentada no sofá assistindo a TV? Você seria capaz de levar essa pessoa de cavalinho até o hospital se ela precisasse? Se o mundo inteiro quisesse matar essa pessoa, você ficaria ao lado dela até o fim? Você largaria o trabalho e todos os seus outros amigos por essa pessoa? Se ela pedisse pra você amá-la menos, pois está sufocando-a, você conseguiria fazer isso? Você beijaria essa pessoa na boca? Você faria sexo com essa pessoa? Você se jogaria na frente de uma bala por essa pessoa? Se essa pessoa viesse a ficar cega, você doaria seus olhos a ela? Você comeria esterco de boi que acabou de sair fresquinho do ânus do bicho se isso fosse necessário para poder vê-la sorrir?
Se você conseguiu dar uma resposta positiva a todas essas perguntas, PARABÉNS, com certeza você é a primeira pessoa que eu conheço que é capaz de amar infinitamente.
Algo me diz que você não conseguiu dar uma resposta positiva pra todas as perguntas, mas não se preocupe, isso é completamente... humano.
O amor infinito é praticamente impossível de acontecer, porque os humanos são incapazes de confiar infinitamente em alguém e isso se deve a diversos fatores como: Cultural (aquilo que se aprendeu em casa, nas ruas e nos livros), insegurança (será que aquela pessoa faria aquilo por mim? Será que vale a pena fazer aquilo por aquela pessoa?), egocentrismo (não confundam com amor próprio), orgulho, etc.

Se achar que seria interessante viver um amor infinito, primeiramente escolha uma pessoa certa pra tentar essa experiência, isso não quer dizer que tenha que ser uma pessoa perfeita, não, se ela for inteligente e mente aberta, já é meio caminho andado.
Um detalhe muito importante... NÃO é só você que pensa e que tem inseguranças, a outra pessoa também consegue fazer essas coisas e ter essas coisas (parece ridículo, mas muita gente cai nessa).
Depois, teste o limite dessa pessoa... até onde essa pessoa iria por você, nunca esquecendo do primeiro detalhe. E ao mesmo tempo, tente mostrar que você não chegou nem na metade do que você seria capaz por ela.
E assim prossiga, mostrando sempre que "ainda não chegou ao limite". Depois disso... não me pergunte, se eu soubesse eu já estaria vivendo um amor infinito não é mesmo? (se bem que... pode ser o fato de até hoje eu não ter encontrado nenhuma mulher que fosse capaz de viver o amor infinito... é, vai saber AHuaHuAHuAH).

Bom, eu sei que como sempre, o final do meu post ficou uma porcaria, mas se você quiser conversar mais sobre isso, me adiciona no MSN ou então cola aqui em casa que a gente fala disso enquanto fuma um narguile =)
Abraços.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Frase Discordiana do Dia

"Contanto que a resposta esteja certa, qual o problema se a pergunta estiver errada?"

Let's talk about love

Falar sobre amor sempre é dificil, mas quero deixar claro aqui que não falarei sobre o Amor Universal, sobre Thelema 93, nem nada do genero. Aqui você vai ouvir falar sobre amor romantico, sobre poesia, sobre obsessão, sobre amor mitologico e amor metafisico entre duas pessoas.

Ou uma visão do 2º circuito sob a visão de alguem que caminha pelo 6ºcircuito.




Foi pensando no post do Japa, aquele Amor Eterno, eu fiquei a pensar sobre: Eterno é muito tempo, talvez nenhum tempo, pois estar sem tempo (nehum tempo) e ter toda a eternidade é a mesma coisa, você não precisa contar, mas enfim...vamos ao assunto.

Amar (no sentido do amor romantico) é uma coisa que todos farão, faz parte da vida humana, chega num determinado ponto onde a reprodução é de uma importancia sem igual...será?

Com toda certeza a maioria de vocês concorda comigo quando digo que com toda certeza, o amor não é uma coisa biologica apenas, ou me arrisco a dizer, nem um pouco biologica. Todos aqui ja sentiram o coração bater mais forte,sabem o que fariam pela pessoa amada, lembram dos sonhos que tiveram, como os dois juntos seriam fortes e superariam todo o universo tornando-se apenas um e o amor entre vocês seria algo grandioso, tão intenso que nenhuma energia no mundo poderia desfazer ou dissipar. Não é como achar fulana(o) de tal gostosa(o) ou simplesmente bela(o) o suficiente para ter um pouco de diversão carnal. A entrega do corpo é a expressão dessa entrega mais sublime da pessoa. Porque o meu corpo sou eu, não é uma coisa externa, uma roupa ou um objeto qualquer que eu uso, mas sou eu próprio. Você se entragaria para qualquer pessoa?

Se existe um "aquilo" que pode aproximar o amor daquilo que é eterno é o mito. Através dele você pode dar significado a experiência eterna do amor. Mas para isso é preciso ser um. Duas pessoas diferente não podem ficar juntas para sempre. Uma realidade que muita gente tem dificuldade de aceitar, ou ver. A carne é limitadora, ela é você, claro, mas não é eterna. Não sei como passar isso então uso as palavras de Joseph Campbell como minhas: "O mito ajuda a colocar sua mente em contato com essa experiência de estar vivo. Ele lhe diz o que a experiência é. Casamento, por exemplo. O que é o casamento? O mito lhe dirá o que é o casamento. É a reunião da díade separada. Originalmente, vocês eram um. Vocês agora são dois,no mundo, mas o casamento não é senão o reconhecimento da identidade espiritual. É diferente de um caso de amor, não tem nada a ver com isso. É outro plano mitológico de experiência. Quando pessoas se casam porque pensam que se trata de um caso amoroso duradouro, divorciam-se logo, porque todos os casos de amor terminam em decepção. Mas o matrimônio é o reconhecimento de uma identidade espiritual. Se levamos uma vida adequada, se a nossa mente manifesta as qualidades certas em relação à pessoa do sexo oposto, encontramos nossa contraparte masculina ou feminina adequada. Mas se nos deixarmos distrair por certos interesses sensuaisn iremos desposar a pessoa errada. Desposando a pessoa certa, reconstruímos a imagem do Deus encarnado, e isso é o que é o casamento[...] Casamento é uma relação. Quando vocês se sacrificam no casamento, o sacrifício não é feito em nome de um ou de outro, mas em nome da unidade na relação. A imagem chinesa do Tao, com a treva e a luz interagindo, mostra a relação entre yang e yin, masculino e feminino, e é isso que vem a ser o casamento. É nisso que vocês se tornam quando se casam. Você deixa de ser aquele um, solitario; sua identidade passa a estar na relação. O casamento não é um simples caso de amor, é uma provação, e a provação é o sacrifício do ego benefício da relação por meio da qual dois se tornam um".



"O amor, por ser transcendente, não é passível de uma definição, não há palavras, expressões que possam qualificá-lo, mas vale uma comparação: amor é como a fé, não há necessidade de explicá-la, apenas sentimos a paz de espírito, a serenidade e a alegria em nossos corações e mentes!"
-Eduardo Aquino-

Aqueles que vivenciam a união, passam por um processo alquimico autentico nas fornalhas do coração. A dissolução do ego, coisa que magos de diversas vertentes ao redor do mundo tentam obter esta ai, claro que existem outros metodos, mas com certeza nenhum tão belo como o amor, como esse amor romantico. O amor é um processo de morte de si mesmo.

O amor que supera o tempo...esse seria eterno, mas assim como o tempo o faz eterno o torna finito também. Um descuido muito comum entre os amantes, o ciumes, e como diria Yoda:"Ciumes a obsessão leva". E a obsessão é perigosa pela segueira que causa, e assim como o tempo pode agir a favor ele pode agir contra. Muitos perdem a paciencia, quem logo e querem é já! Uma corrida, a bela poesia que nasceria da busca pelo seu oposto se torna corrida. A ótica do tempo se distorce e se torna outra coisa, oposta a aquilo que via anteriormente. Pode parecer meio besta, mas vo mostrar num video a seguir a ideia, ficou bem ilustrado mesmo se tratando de um jogo de video game. Braid o nome dele, jogo cheio de mistérios, mas isso ja é outro assunto. Ao assistir o video repare na passagem do tempo, nos poucos dialogos, e nas ações dos personagens(cara estranho de terno que controla o tempo, princesinha indefesa, grandalhão de armadura). Você verá como o que antes poderia ser um amor sem limites ao passar por uma ótica diferente se torna uma obsessão doentia. É muito brisa, mas da pra ilustrar legal.



"O amor é um enigma tão humano que transcende todo o tempo e todo o espaço, sem que possamos, ao menos, piscar os olhos..."
- Juliana Silva Valis -

Sei que sou suspeito para falar de amor aqui, mas espero que tenham gostado, não falei de sedução, não falei de crises amorosas, nem de nada relacionado a novelas nesse post, eu queria mostrar uma face do amor romantico que a maioria não vê, ou faz que não vê. A maioria da literatura, dos artigos e textos por ai tratam de um amor romantico egoista e mundano. Espero que tenham gostado e sentido um estalo na cabeça, calma, um bom sinal! Algo ai se moveu e novas coisas estão a caminho. Queria finalizar com um poema sobre um amor que ja senti um dia, mas não da, não sai. Então vou fechar por aqui mesmo, é a primeira vez que falo sobre amor de uma ótica não muito comum, novamente espero que tenham gostado.

Muita azia para quem desgostar....

terça-feira, 16 de março de 2010

Os Defeitos dos Signos


ARIES (23 mar a 23 abr) Você se acha muito honesto, íntegro, independente e poderoso.. bom é o que você acha. Você adora mandar e botar tudo pra ferver, desde de que do seu jeito, mesmo que seja na porrada. Você não consegue influenciar ninguém, apesar de ficar o tempo todo tentando exibir seu poder. Os arianos são ótimos juizes, sogras e lutadores de jiu-jitsu.

TOURO (23 abr a 22 mai) Você tem uma determinação canina e trabalha como um condenado. A maioria das pessoas pensa que você é um pão-duro e cabeça-dura e estão certas. Sua persistência faz você um puta de um chato. Você é guloso, adora a natureza, o belo e ser amado. Taurinos são bons tri-atletas, vendedores de enciclopédia e decoradores.

GÊMEOS (23 mai a 22 jun) Você é comunicativo, curioso, bem humorado, inteligente e tem duas caras. Sua inconstância e preguiça fazem de você um manipulador de primeira. Você não liga pro que os outros sentem e adoram distribuir chifres por aí. Geminianos costumam fazer muito sucesso na política, no circo, na novela das 8 e pulando a cerca.

CÂNCER (23 jun a 22 jul) Você é solidário, defensivo e compreensivo com os problemas das outras pessoas, o que faz de você um xarope. Você se acha pé frio e mal amado. Sua compaixão, sensibilidade e emotividade fazem do homem de câncer uma tremenda de uma bichona. Os cancerianos são ótimos cabeleireiros, melhores amigas e leitores de romance.

LEÃO (23 jul a 22 ago) Você se considera um líder natural. Os outros acham você um idiota completo. Você é vaidoso, arrogante e impaciente, como se fosse a última coca-cola gelada do deserto e costuma lidar com críticas na base da porrada. Os leoninos são ótimos guardas de trânsito, ditadores e emergentes.

VIRGEM (23 ago a 22 set) Você é do tipo lógico, trabalhador, analítico, tímido e odeia desordem. Sua atitude detalhista e organizada é enojante para seus amigos e colegas de trabalho. Você é frio, não tem emoções e freqüentemente dorme enquanto está trepando. Virginianos dão bom cobradores de ônibus, costureiras e montadores de quebra-cabeças.

LIBRA ( 23 set a 22 out) Você é do tipo artístico, discreto, equilibrado e idealista, com muito gosto pelo harmonioso e esteticamente belo. Se você for homem, provavelmente é viado. Você sente necessidade de proteger os outros e lutar contra as injustiças, mas esperando algo em troca. Os librianos são perfeitos na advocacia, arquitetura e gerenciando casas de tolerância.

ESCORPIÃO (23 out a 22 nov) Você é o pior de todos: desconfiado, vingativo, obsessivo, rancoroso, frio, orgulhoso, pessimista, malicioso, cínico, fofoqueiro e traiçoeiro nos negócios. Você é o perfeito filho da puta, só ama sua mãe e a si mesmo. O escorpiano leva jeito para terrorista, nazista, dentista, fiscal da receita e juiz de futebol.

SAGITÁRIO (23 nov a 22 dez) Você é otimista, aventureiro,entusiástico e tem uma forte tendência a confiar na sorte. O que é necessário para quem é imprudente, exagerado, indisciplinado, irresponsável, infantil, sem concentração e limitado. Isso explica porque a maioria dos sagitarianos são bêbados. São ótimos garçons, jornalistas e bicheiros.

CAPRICÓRNIO (23 dez a 22 jan) Você é conservador, sério, frio e inflexível como uma baixela de inox. Sua fidelidade e paciência não encobrem seu lado materialista e ambicioso, mas quem se importa? Se a grana está entrando... Os capricornianos são um sucesso como bancários, banqueiros, agiotas ou mesmo contando dinheiro em casa.

AQUÁRIO (23 jan a 22 fev) Você tem uma mente inventiva e dirigida para o progresso. Você mente e comete os mesmos erros repetidamente porque é imbecil e teimoso. Adora novelas, se reunir em grupos e ser fashion. Se você é homem... cuidado! Os aquarianos são ótimos sindicalistas e estilistas, às vezes, ambos ao mesmo tempo.

PEIXES (23 fev a 22 mar) Você é do tipo sonhador, místico, sensível e costuma se doar muito. Se você é homem, as suas chances de ser viado são muito grandes... Você é cheio de conselhos fúteis e não faz nada além de encher o saco de todos que se aproximam de você. As piscianas dão boas apresentadoras de programa infantil e atrizes pornô.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Frase Discordiana do Dia

"Sabedoria convencional é aquela que lhe ensina que a Terra é plana"

Poeta Flemisiano, Jan Van

Rochas escondidas aprimoram-se
Rapidamente
Então deixadas como um nabo
Podem facilmente ser cortadas de forma simples
Vive melhor aquele homem que isto leva a cabo:
Viver meio -louco-meio-sano

Teste de Personalidade


Desculpas pelo nosso sumiço repentino... confesso que eu ando meio sem idéia sobre o que postar e hoje optei por seguir o último post do Mtt... façam esse teste que a Mi me passou, é muito legal pra você se conhecer (caso não se conheça já né? Pra mim... o resultado não teve nada de surpreendente).
http://super.abril.com.br/multimidia/info_503387.shtml

Ah sim! O meu resultado deu SUPER liberal, instável, SUPER agradável, reservado e SUPER consciente... comentem seus resultados também, vou adorar saber. Abraços =)