quinta-feira, 4 de março de 2010

RPG x Preconceito


Outro dia eu e o Luketo fomos ao oculista porque ele ia começar a usar lentes de contato. Chegamos lá, conversamos com a recepcionista e ela falou para sentarmos que já íamos ser atendidos. Fomos chamados, entramos na sala e como não havia muito o que fazer enquanto o Luketo levou míseras DUUUUUUAS horas pra pôr as lentes, resolvi conversar com a mulher que ia ajudar ele a colocá-las (o nome dela era Priscila, se é que isso lhes interessa). Papo vem, papo vai, até a hora que o assunto virou "coisas que você gosta de fazer" e acabamos por entrar no assunto RPG e ela logo de cara já falou "RPG? Isso aí é uma coisa meio macabra né?".
Bom, o Luketo estava do lado e já começou a rachar o bico. Meu, pra você que está lendo isso e pensou o mesmo que a Priscila... eu sei que você também acha isso porque uns imbecis que estavam jogando um estilo de RPG chamado LIVE ACTION acabaram matando de verdade uma garota, mas RPG é o seguinte.

Primeiro - A sigla RPG significa "Role Playing Game" ou seja, Jogo de Interpretação de Personagem.

Segundo - Existem 2 formas básicas de RPG, que é o que chamamos de "RPG de papel" e o "RPG eletrônico".

Terceiro - O RPG de papel se chama assim, porque usamos folhas de papel com os dados do personagem que iremos interpretar (Caracteristicas fisicas, habilidades, magias, etc). A partir daí, vai ter alguém que será o mestre e criará as aventuras e desafios pros outros jogadores viverem as situações. Geralmente, jogamos em volta de uma mesa com vários livros por perto para fins de consultas, mas também existe esse famoso LIVE ACTION que é um em que os jogadores se vestem e representam como num teatro de verdade... precisava matar a mina de verdade? Não, os jogadores é que eram problemáticos mesmo.

Quarto - Bom, por fim, os RPGs eletrônicos. Nesses não há muito como "interpretar" um personagem, já que por ser um jogo eletrônico você estará limitado a fazer as coisas que o criador do jogo quer que você faça. É interessante também e da mesma forma que o outro, você terá que superar desafios para adquirir experiência e assim deixar seu personagem cada vez melhor.

Particularmente eu gosto mais dos RPGs de papel. De qualquer forma, os 2 possuem um mercado muito grande e pode ter certeza que é um jogo muito saudável e que a galerinha curte pra caramba. Pra quem já conhece o RPG deve ter achado esse post um lixo, mas pra você que não sabia ou nunca jogou... que tal experimentar? Acho que esse negócio de preconceito não leva a nada, estou errado?

2 comentários:

  1. nao sei se ha algo em mim que nao esta sintonizado com essas pessoas... mas eu gosto de rpg... por algum motivo a galera q joga têm algo em comum... em todo o brasil onde vc vai vc encontra as pessoas q jogam e elas parecem ser "iguais" sei la... todas gostam das mesmas coisas fazem o mesmo tipo de piada.. isso eh mt loko...
    msm assim acho que o preconceito eh algo natural de alguma nao harmonia entre essas pessoas e a geraçao mais antiga... eh quase impossivel impedir que esse preconceito aconteça (e realmente existe um conflito grande entre essas geraçoes).... mas é algo natural entre as geraçoes....

    ResponderExcluir
  2. bom... como eu estava com preguica fiz o seguinte: li o titulo, o primeiro paragrafo e o final. Final o qual esperava por uma conclusao/resposta, porém, encontrei uma pergunta ¬¬

    bom a questao eh q : cada um, cada um, cada lugar um lugar... xD

    ResponderExcluir

Comentários, críticas, sugestões? Fiquem à vontade