quarta-feira, 10 de março de 2010

Cães de Pavlov .VS. Gatos de Schrödinger

Ciberxamanismo, um livro que eu li essas tempos e resolvi falar sobre um sistema de classificação que nele estava contido. Simplesmente perfeito. fnord.

NO PROXIMO POST, NO QUASTIONÁRIO QLIPHÓTICO DESCUBRA SE VOCÊ É UM CÃO DE PAVLOV OU UM GATO DE SCHRÖDINGER

TCHAN TCHARAN TACHAN!!

Qual a validade e qual a utilidade de se classificar o mundo em um sistema arbitrário? Não estamos apenas rotulando as pessoas, os fenômenos, a vida? Não estamos limitando as coisas ao conceito?

Questões como estas são comuns a qualquer estudioso, da ciência ao ocultismo. Não se pode aceitar algumas atribuições, outras parecem se encaixar em qualquer compartimento, outras ainda fazem sentido demais em suas posições relativas. A classificação só se torna construtiva com a superação dos preconceitos cartesianos, de uma forma ou de outra encrostados em todos nós.

Todas as coisas ao serem pensadas já estão de uma forma ou de outra sendo rotuladas, o "problema" está no pensamento em si, não no conceito. Observar é interferir. A separação entre objeto e observador é artificial, como até Einstein já sabia. Todos os símbolos - inclusive o que chamamos de Eu, Ego - são perfeitos e úteis estando livres de nossa interferência [esta é a simples razão pela qual as pessoas simples são mais verdadeiras; fnord].

Utilizando estas ferramentas talvez seja possível superar todos os dogmas, utilizando um método dialético interiorizado que possivelmente levará a um extremo subjetivismo. A imparcialidade passa a ser uma ferramenta, boa para algumas coisas, má para outras, mas sempre incompleta, sempre "parcial" em algum nível. Com a razão sempre seremos incompletos mesmo embora evitemos o dogma.

Todas as atribuições são arbitrárias e pessoais, assim como a experiência, que sempre transcende o conceito. É simples inferir que não pensamos, julgamos a partir de símbolos ou conceitos, tudo que nos acontece: mesmo Freud vislumbrou o "inconsciente".

A finalidade de um sistema como o deste livro não é impor um sistema de classificação rígido. Um sistema rígido só poderia ser imposto aos Cães de Pavlov. Os Gatos de Schrödinger apreciam o sistema de fora, ao manipular a multiplicidade das realidades subjetivas. Isso já lhes parece um pleonasmo, já que "realidade objetiva" sempre é imposta pelos conceitos. Por essa mesma razão esse tipo de realidade artificial é tão mais facilmente manipulável nesse estado.

Os Gatos de Schrödinger podem alterar os sistemas de conceitos à vontade. Ao meditar sobre eles podem cair numa espiral fractal de conceitos auto-contraditórios - os cabalistas chamam esta experiência de "Abismo" - e renascer redimido do peso das idéias ancestrais.

Dessa forma esse livro busca jogar os Cães de Pavlov dentro de um sistema insofismável e desconfortável, forçando uma experiência mais intensa, um êxtase mais profundo, e é útil pela razão inversa a um Gato de Schrödinger: alimentando os sofismas que faltavam para aquela liberdade conceptual exigida pelo ponto em que chegou via experiência; gerando os paradoxos e a complexidade típicos das múltiplas realidades virtuais/reais/conceituais com as quais vive e não consegue entender ou comunicar; capacitando-o a formular sistemas de crenças próprios detonadores de experiências similares em outros indivíduos; impedindo-o de comunicá-los com símbolos e conceitos cartesianos e pseudo-científicos, com os quais sempre confunde e irrita os Cães de Pavlov.

Um exemplo disso são os diversos fenômenos psíquicos que muita gente atribui a "espíritos", a "extraterrestres", ou pura e simplesmente a "psicoses" ou "divindades arquetípicas", ou a qualquer outro conceito considerado o ultimato no assunto.

Para um Gato de Schrödinger faz pouca ou nenhuma diferença que título se dá a esses fenômenos, se acontecem, sejam alucinações ou naves espaciais ou o "Joãozinho da vovó", são invariavelmente válidos enquanto experiência - podemos reclamar da pobreza do manejo que alguma pessoa faz da língua, mas não podemos reclamar da mensagem.

Em fim, para entender melhor esses conceitos é preciso ler o livro, ou seja, parar de dar desculpas, e usar esse cerebro lobotomizado pra ler alguma coisa realmente interessante; apenas clique no link abaixo:

http://www.scribd.com/doc/24572126/Ciberxamanismo-Chaos-Freaks

RESPONDA AO QUESTIONÁRIO E DESCUBRA O QUE VOCÊ É!!!
A RESPOSTA ESTA ALÉM DO QUESTIONÁRIO (entenda como achar melhor...U.U)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas, sugestões? Fiquem à vontade