quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Aula de Historia


Bom, vai ser escrito aqui, um pouco, sobre a criação do Discordianismo.

(linguagem de Cara-Cinza mode; ON)

O Princípio da Discórdia

O Discordianismo é uma religião freak criada nos EUA, no início dos anos 60. É um
aglomerado de nonsense de mitologia grega, religiões orientais e anarquismo,
onde "todo homem, toda mulher e toda criança são um Papa". O Conluio Joshua Norton,
que deu o chute no pau do barraco que inaugurou o Discordianismo e que depois inspiraria outros e outros concluios , se definia como "somos uma tribo de filósofos, teólogos, magos, cientistas, anarquistas, artistas, palhaços e maníacos similares que estão intrigados com ÉRIS, DEUSA DA CONFUSÃO, e com Seus Atos".

Você aprenderá mais e entenderá menos sobre os discordianos se ler seu livro sagrado, o Principia Discordia. O nome completo do livro é "Principia Discordia (ou Como Encontrei A Deusa e o Que Fiz a Ela Quando A Encontrei), Onde Se Explica Absolutamente Tudo Que Vale a Pena Saber Sobre Absolutamente Qualquer Coisa", e foi escrito pelos profetas Malaclypse, o Mais Jovem e Omar Khayyam Ravenhurst. Por trás destes simpáticos heterônimos estão Greg Hill e Kerry Thornley, dois vagabundos pós-beatniks e pré-hippies que disseram ter escrito o Principia após serem contactados por Éris, a deusa grega da discórdia. Para quem não lembra, Éris foi a causadora da guerra de Tróia, quando forçou uma disputa para decidir quem era a mais bela de todas as deusas. O pomo da discórdia, feito de ouro e com a inscrição "kallisti" ('para a mais bela') é um dos símbolos do Discordianismo. Este evento é chamado pelos Discordianos de "A Esnobada Original".


O Principia começou de leve, mimeografado e distribuído em escolas e universidades, e em poucos anos tinha virado um verdadeiro culto. Existem milhões de histórias esdrúxulas conectadas com o Principia, a maioria cheia de nuances paranóides. Só para dar uma noção, Kerry Thornley foi companheiro de quarto de Lee Harvey Oswald (ele mesmo, o homem que supostamente matou o presidente Kennedy), e algumas das primeiras cópias do Principia foram tiradas no escritório de Jim Garrison (o advogado que defendia a tese conspiratória para o assassinato de JFK). Os membros mais antigos da religião até hoje juram de pés juntos que a saudação dos hippies é um plágio do cumprimento discordiano: dois dedos para cima, três para baixo...

Depois do lançamento da trilogia "Illuminatus!", de Robert Anton Wilson e Bob Shea, a religião explodiu no meio underground dos EUA e da Europa, arrebatando milhares de adeptos auto-proclamados. Hoje em dia existem alguns herdeiros criativos da religião discordiana (Como a Igreja dos Subgênius e o Culto da Extinção Voluntária), além de RPGs ("Illuminati", "INWO"), um provedor ( http://www.io.com), vários websites, um grupo de Usenet (alt.discordia) e mil outras paradas...

Mas é isso aí. Para quem é chegado em nonsense e excentricidades, O Principia Discordia é um livro essencial. Dá pra encontrar versões txt na web e a tradução para o português pode ser baixada em diversos sites, basta pesquisar com o google. Mas legal mesmo é ler a versão impressa traduzida e baseada no original, cheia de colagens meio Monty Python e com uma diagramação podre de fuleira. É hilária, insuperável e baratésima .

Ah, quase esqueci de falar sobre o 5.

O pomo da discórdia é uma maçã. Corte uma maçã ao meio. Está vendo a estrelinha de cinco pontas? São três pontas para cima e duas para baixo. Isso dá 5.

O povo discordiano tem listas intermináveis de coincidências imbecis (ou não) com esse número maldito, que de acordo com eles prova "A Lei dos Cinco" (leia o Principia para entender a farofa). O negócio é muito divertido e vicia horrores. Eu mesmo já descobri uma porrada de ocorrências bizarras do número. É uma prática religiosa adoravel, experimentem.

Leia o Principia Discordia. Download aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas, sugestões? Fiquem à vontade