quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A tigela de madeira


***Em uma casa humilde moravam 5 pessoas: Um casal, um filho de 16 anos, um caçula de 4 anos e um senhor de 72 anos.

***Embora morassem debaixo do mesmo teto, muito pouco se viam. O casal trabalhava fora, o jovem de 16 anos passava o dia inteiro na escola, o caçula passava o dia inteiro na creche e o idoso ficava em sua cadeira de balanço como se estivesse esperando sua hora chegar, afinal, com os 5 sentidos bastante comprometidos, mesmo que quisesse, não conseguiria realizar atividades extenuantes.

***A noite, durante a janta era a hora em que realmente podiam se ver. Sentavam-se em volta de uma bonita mesa redonda que a muito tempo estava com a mesma toalha de mesa estampada de rosas.

***Não diferente das outras últimas vezes, o velhinho não tinha mais forças para segurar com firmeza seu prato, seu copo e nem mesmo seus talheres. Tudo ia ao chão e desde que isso começou o casal tem aguentado firmemente, pois sabem que nada daquilo era proposital. Recolhiam os cacos de vidro, limpavam a sujeira e nada falavam ou faziam.

***Certo dia, resolveram um método para que aquilo não voltasse a acontecer. Na hora da janta, arranjaram um cantinho isolado da sala e lhe entregaram uma tigela de madeira, um copo de madeira e talheres normais, sabendo que assim ele não quebraria mais nada. Óbvio que tudo ainda vinha ao chão, mas nada mais se quebrou desde então.

***A decisão parecia sensata. Os dias se passavam e realmente nada mais se quebrava.

***Foi então que um dia o garotinho de 4 anos durante o jantar, começou a olhar fixamente para o velhinho... olhou, olhou, olhou... até que sua mãe resolveu perguntar:
- Filho? O que você está olhando?
Ele voltou os olhos cheios de lágrima para a mãe e falou:
-Quando eu for velhinho eu vou ter as mãos bem firmes pra não ter que comer no cantinho.

***Depois daquele dia o senhor voltou a comer na mesa.



Não lembro com precisão dessa história, mas se vocês leitores gostarem e conseguirem refletir um pouco, acho que já está valendo

Abraços
JaPa Crazy

3 comentários:

  1. Me fez lembrar do meu vô...=/

    só q ele não comia no cantinho

    ResponderExcluir
  2. Crianças tem a visão mais aberta huehuahe..
    odeio aprender. e adoro aprender..
    minha mente cada vez mais se condiciona e cria limites. mas a graça da vida é aprender.. é isso o que voce tem pra fazer aqui! heuaeuah

    Anonimo Luk =)


    (parece as redaçoes da escola que eu fugia do tema haeuheuahe)

    ResponderExcluir

Comentários, críticas, sugestões? Fiquem à vontade