sábado, 20 de março de 2010

Cães de Pavlov .VS. Gatos de Schrödinger: Circuitos

Retomando, sobre o sistema ligado aos Cães de Pavlov e os Gatos de Schrödinger. Eu não coloquei mais uma caracteristica que ajuda a mapear um Cão e um Gato, mapeamento esse que pode ajudar pessoas a entenderem as definições de ambos como também como proceder com cada um. Os circuitos.

Lembrando que essa classificação foi retirada do livro Cyberxamanismo, que disponibilizei para download no post Cães de Pavlov .VS. Gatos de Schrödinger.

Esse livro coloca duas facções de pessoas umas contra as outras [a colocação é perfeita: o livro coloca; a validade filosófica disto é amplamente discutível]: Os Cães de Pavlov, que aprendem as coisas por condicionamento, e consideram-no uma instituição irrevogável, e os Gatos de Schrödinger, que aprendem por impressão, e dessa forma alargam as fronteiras da realidade.

Os Cães de Pavlov são um tipo de pessoa infinitamente fiel aos seus "donos". São atrapalhados e moralistas, mas por vezes se tornam irritadiços e perigosos. Respondem bem a ordens, e sentem-se desorientados sem elas, precisam da mão carinhosa tanto quando da mão de ferro, para sentirem-se seguros.

Os Gatos de Schrödinger são individualistas, até amorais. São elegantes e criativos, e sempre estão por cima nas situações de perigo, mesmo quando são os perseguidos. Não ouvem a ordens, e consideram quem as ouve nulidade. Cativam a quem desejam: não existe insegurança.

Os Cães de Pavlov respondem aos estímulos mamíferos do filhote que precisa de segurança, os Gatos de Schrödinger respondem aos estímulos de exploração. Os Gatos de Schrödinger acatam a causalidade quântica e sentem êxtase nela, os Cães de Pavlov se lamentam quando quebram uma xícara.

Timothy Leary dividiu a mente humana em 8 compartimentos, Robert Anton Wilson aplicou a metáfora dos Cães de Pavlov aos quatro primeiros circuitos, e a dos Gatos de Schrödinger aos quatro últimos.

Os circuitos se distribuem da seguinte forma:

I. O circuito físico - Nele o homem aprende a se aproximar do alimento e da segurança e evitar o perigo. Todos os animais vertebrados desenvolvem essa reação. Também chamado de "circuito da sobrevivência".

II. O circuito emocional - Nesse circuito o homem aprende a agir como animal político, com exigências territoriais. Todos os mamíferos desenvolvem esse circuito.

III. O circuito simbólico - Aqui o homem se confronta com símbolos para expressar o que quer e a habilidade de manufatura de ferramentas. Apenas os seres humanos desenvolveram bem esse circuito.

IV. O circuito social - Aqui o homem entra no âmbito de sua cultura e da transmissão desta, além de um código moral específico e inclusive etiqueta e normas tácitas de convívio. Apenas o homem civilizado desenvolveu completamente esse circuito.

V. O circuito hedônico - O homem encontra o prazer na vida. Apenas poucos indivíduos no passado chegaram a esse circuito, e eram mantidos as custas do trabalho braçal de muitos outros. Os artistas dominam esse circuito. Também chamado "consciência fisiológica".

VI. O circuito psíquico - Aqui o homem consegue alterar sua programação básica e reescrever os padrões a ele impostos pelos circuitos inferiores, as programações mamíferas, tribais, intelectuais ou sociais. Poucas pessoas dominaram esse circuito, e poderiam ser chamados de xamãs no sentido específico. Também chamado "consciência neurológica".

VII. O circuito mítico - Nesse ponto o homem passa a controlar seu papel na evolução como um todo. As pessoas que chegaram nesse circuito são geralmente chamadas "Santos". Também chamado de "consciência DNA".

VIII. O circuito espiritual - Aqui se diz existir uma "consciência quântica" da realidade. Apenas algumas pessoas dizem ter tido experiências de oitavo circuito. A Iluminação dos sistemas orientais se refere a este circuito.

Os circuitos estão absurdamente resumidos aqui, se quiser ler sobre eles com profundidade baixe o livro. Ter os circuitos em mente será importante para entender o meu próximo post, dirigido a pessoas em específico, ou não. Fnord.

4 comentários:

  1. Os circuitos estão absurdamente RESUMIDOS aqui, se quiser ler sobre eles com profundidade baixe o livro. Ter os circuitos em mente será importante para entender o meu próximo post, dirigido a pessoas em específico, ou não. Fnord.

    MEUDEUSDOCÉU !!! por Jeová...

    Tenho dito!!!

    ResponderExcluir
  2. Cheira minha lomba Mr. Preguiça! Pq Mr. Preguiça? OLha la! Mr. Preguiça Num consegue LER umas poucas linhas sem reclamar, só fala bosta o Mr.Preguiça.

    Queria o que? ver eu colocar 90 paginas que falam sobre os circuitos MR.Preguiça?

    ResponderExcluir
  3. Samba nos circuitos!

    Anonimo Luk =)

    ResponderExcluir
  4. vejo caezinhos, nem todos talvez, fantasiados de gatos, n±ao se preocupem, eu n aponto onde estao os fnords, nao sou tao didatico assim

    ResponderExcluir

Comentários, críticas, sugestões? Fiquem à vontade