segunda-feira, 29 de março de 2010

Os Vagabundos Iluminados



"Os Vagabundos Iluminados" (The dharma bums) conta a história de uma busca pela verdade e pela iluminação. O protagonista, Ray Smith, é um aspirante a escritor de San Francisco que anseia por algo mais na vida. Esse algo mais será apresentado a ele por Japhy Rider - um jovem zen-budista adepto do montanhismo que vive com um mínimo de dinheiro, alheio à sociedade de consumo norte-americana. Em meio a festas, bebedeiras, garotas, jam sessions, saraus poéticos, orgias zen- budistas e viagens, Os vagabundos iluminados - lançado nos Estados Unidos em 1958, apenas um ano após o estouro de On the road, é, sem dúvida alguma, uma obra à altura da sua irmã mais famosa. O estilo turbinado, superadjetivado e livre de Kerouac exala doses nunca vistas de humor, sabedoria e contagiante gosto pela vida. Temos aqui uma geração beat mais beatífica, mais otimista e mais tranqüila. Em suma: mais iluminada.

(O termo beat vem da palavra beatitude, que significa o pleno bem-estar espiritual, e por isso mesmo muitos consideram esse romance como sendo o que melhor retrata a geração beatinik)

Ainda não terminei de ler o livro, mas garanto que é diversão garantida, realmente rende muitas risadas e alguns personagem acabam lembrando amigos meus hahaha. Assim que eu acabar der ler tenho certeza que vou postar algo aqui sobre alguns assuntos tratados no livro, aos Mr. Preguiça de plantão, não, vocês não precisam ler seus infelizes! Os possíveis assuntos que vou tratar são independentes da leitura.

"... E eu me arrasto na mesma direção como tenho feito toda a minha vida, sempre rastejando atrás de pessoas que me interessam, porque para mim, pessoas mesmo são os loucos, os que estão loucos para viver, loucos para falar, loucos para serem salvos, que querem tudo ao mesmo tempo, aqueles que nunca bocejam e jamais dizem coisas comuns, mas queimam, queimam, queimam como fabulosos fogos de artifícios explodindo como constelações em cujo centro fervilhante - pop - pode-se ver um brilho azul e intenso até que todos "aaaaaaah!"..."
by - JACK KEROUAC -

Leitura MUITO recomendada
Link pra download:
http://www.4shared.com/file/73481437/cbca91ff/Jack_Kerouac_Os_vagabundos_ilu.html

Um comentário:

  1. Curti o post, esse livro parece ser muito bom mesmo, logo se vê, pela forma bem apaixonada que o autor escreve

    ResponderExcluir

Comentários, críticas, sugestões? Fiquem à vontade